O que é o Querido Diário

Um Diário Oficial é uma publicação feita por vários esferas da administração pública brasileira, seja na esfera federal, estadual ou municipal e dos poderes executivo, legislativo e judiciário. É através dele que qualquer ação tomadas por essas esferas e poderes torne-se oficial para a população.

Mesmo com os esforços recorrentes para fortalecer a Lei de Acesso à Informação pelo país, a comunicação oficial permanece - na maioria do território nacional - restrita a documentos em formato PDF. Esses documentos, apesar de estarem públicos, não estão estruturados de uma maneira que permita a análise por um computador ou que sejam consultados em conjunto (por exemplo, buscando palavras-chaves em diversas publicações ao mesmo tempo).

O objetivo do Querido Diário é facilitar o acesso público aos Diários Oficiais dos municípios brasileiro, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso e consulte as informações dentro dessas publicações.

Para atingir esse objetivo, temos várias frentes de trabalho que visam mapear e descobrir onde os Diários Oficiais estão publicados, obté-los com regularidade para que possamos processá-los e disponibiliza-los de uma maneira que seja possível com que a população possa pesquisar o seu conteúdo, seja através de uma página de consulta ou uma API para que esse processamento possa ser feito através de um computador.

Como o projeto é mantido

O Querido Diário é um projeto de código aberto, isso quer dizer que todo código utilizado para extrair, processar e disponibilizar os Diários está disponível para que qualquer pessoa possa visualizar, utilizar e alterar para as suas necessidades.

A Open Knowledge Foundation Brasil através do Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica é a entidade responsável por manter toda a infra estrutura do projeto e organizar o seu desenvolvimento, além da contribuição contínua de centenas de voluntários em todo o mundo.

Como colaborar

Você pode contribuir:

  • Financeiramente ajudando a manter toda nossa infra estrutura de servidores e armazenamento, no desenvolvimento e na organização de eventos relacionados (sprints de desenvolvimento, lives de capacitação e fomento à colaboração) para atingirmos o maior número de cidades possível.

  • Com código para quem tem mais conhecimentos técnicos, temos vários projetos que precisam de mãos para desenvolvimento (raspadores, APIs, infra estrutura, documentação, etc).

Contato

Você pode entrar em contato com o projeto em nossos canais no Discord.